Seleção Nacional de Patinagem com a melhor prestação de sempre
  • Sep 10 2018

Seleção Nacional de Patinagem com a melhor prestação de sempre

“A melhor participação de sempre”, descreveu o seleccionador nacional Alípio Silva à chegada da comitiva portuguesa a Lisboa.

Portugal regressou do Campeonato da Europa depois de subir oito vezes ao pódio.

Diogo Marreiros foi o mais recorrente nos degraus de sonho, logrando três medalhas de prata e uma de bronze. O mais galardoado português da disciplina terminou em terceiro nos 15000m Eliminação e juntou às pratas individuais de 1000m Sprint e 1000m Pontos/Eliminação a prata em Estafeta nos 3000m, com David Pedro e Miguel Bravo, que subiriam com Marreiros ao pódio.

O juvenil Marco Lira bisaria na subida ao pódio, com duas medalhas de bronze. O promissor atleta seria medalhado quer em Estrada, nos 500m Sprint, quer em Pista, nos 8000m Pontos.

Também em juvenis, Ana Montenegro e Maria Gomes Silva formaram uma dupla que contrariou o favoritismo alheio em Team Sprint, 500m, conseguindo o bronze, dando o mote para outra conquista feminina. No derradeiro dia de prova, Carolina Ferreira sagrar-se-ia vice-campeã júnior na Maratona, dando tons de prata a uma participação lusa meritória e pontuando com brilhantismo a notícia da sua qualificação para a participação nos Jogos Olímpicos da Juventude, que se realizam em Outubro, em Buenos Aires.

Mas a excelente participação portuguesa em Oostende vai muito para além das medalhas conseguidas, sendo de valorizar as classificações nos 10 primeiros lugares, a auspiciarem um futuro risonho à Selecção Nacional nas grandes provas. Tal como os resultados dos Cadetes no Challenger, competição que antecedeu o Europeu, e que foi, segundo Alípio Silva, claramente uma aposta ganha.

 

FONTE: Página oficial da Federação de Patinagem de Portugal (www.fpp.pt)